1953
Índia
ProjetoIdiomas disponíveis
Português
Colaborador
Lucas Vicente Alves da Silva
Planta Layout de um Setor
Fonte: The Official Website of the Chandigarh Administration. Disponível em <http://chandigarh.gov.in/images/about_plan.jpg>. Acesso em 10 de agosto de 2014
Planta de Chandigarh Projetada
Fonte: Chandigarh: O projeto visionário de Le Corbusier, por Renata Semin. Disponível em <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/06.064/4362>. Acesso em 10 de agosto de 2014
Édito de Chandigarh
"Sobre Chandigarh"
Chandigarh, a cidade dos sonhos do primeiro-ministro da Índia, Sh. Jawahar Lal Nehru, foi planejada pelo famoso arquiteto francês Le Corbusier. Com uma localização pitoresca no sopé das Shivaliks, ela é conhecida como uma das melhores experiências em planejamento urbano e arquitetura moderna no século XX na Índia. [...]
Este édito de Chandigarh foi prescrito por Mon Le Corbusier, o planejador de Chandigarh para os seus cidadãos a seguir no futuro. O objetivo deste edital é esclarecer os cidadãos presentes e futuros de Chandigarh sobre os conceitos básicos de planejamento da cidade para que se tornem seus guardiões e salvem-na de caprichos indivíduais. Este decreto estabelece as seguintes idéias básicas subjacentes ao planejamento da cidade.
Escala Humana
A cidade de Chandigarh está prevista para a escala humana. Ela coloca em contato com o cosmo infinito e natureza. Ela nos proporciona lugares e edifícios para todas as atividades humanas em que os cidadãos possam viver uma vida plena e harmoniosa. Aqui o esplendor da natureza e do coração estão ao nosso alcance.
Setores
A cidade é composta por setores. Cada setor é (½ milha x ¾ milhas) a 800 metros x 1200 metros cercada por estradas alocados para transporte mecanizado rápido e bloqueados de acesso direto a partir das casas.
Cada setor atende às necessidades diárias de seus habitantes que variam entre 5000 e 25000 e tem uma faixa verde orientada longitudinalmente que se alonga centralmente ao longo do setor na direção das montanhas. A faixa verde deve permanecer ininterrupta das montanhas. A faixa verde deve permanecer ininterrupta e acomodar escolas, esportes, passeios e instalações de lazer para o setor.
O tráfego de veículos está totalmente proibido nas faixas verdes onde a tranqüilidade reinará e a maldição de ruídos não deve penetrar.
Estradas
As estradas da cidade são classificadas em sete categorias conhecidas como sistemas de 7 Vs como abaixo:
V-1 vias rápidas que ligam Chandigarh a outras cidades.
V-2 estradas arteriais.
V-3 Estradas rápidas que dividem os setores
V-4 Serpenteia ruas comerciais.
V-5 Vias de circulação de cada setor
V-6 Vias de acesso às casas.
V-7 Caminhos para pedestres e ciclovias.
Os ônibus só param em vias V-1, V-2, V-3 e V-4. Uma parede deve selar as vias V-3 dos setores.
Áreas de interesse arquitetônico especial
Certas áreas de Chandigarh são de interesse arquitetônico especial, onde se tenta atingir uma composição harmonizada e unificada de construção. Controle arquitetônico e de zoneamento absoluto deve permanecer operacional.
Ao longo de vias V-2 centrais (vias de mão-dupla, Madhya Marg e Uttar Marg onde estão os arranha-céus), o caráter e a arquitetura de edifícios como planejados não devem ser alterados.
Nenhum edifício será construído ao norte do Complexo do Capitólio.
Ao longo da V-2 além da via de mão-dupla, as áreas são reservadas apenas para instituições culturais e nunca terão quaisquer edifícios residenciais.
Centro da Cidade
A praça central no Setor-17 foi designado por Le Corbusier como "Paraíso do Pedestres". Nenhum tráfego de veículos será permitido na praça.
Área industrial
Apenas indústrias movidas a eletricidade serão permitidas nas áreas industriais, de modo que a atmosfera é salva da poluição.
O Lago
O lago é um presente dos criadores de Chandigarh aos cidadãos para estar em harmonia com a natureza, longe da agitação da vida na cidade. Não haverá exploração comercial do lago e seu ambiente e sua tranquilidade será garantida pela proibição de ruídos.
Paisagismo
O paisagismo da cidade se baseia na observação cuidadosa da vegetação da Índia. Árvores ornamentais selecionadas, arbustos e trepadeiras foram plantadas de acordo com esquemas de cores para embelezá-la. No futuro plantio e substituição, esses princípios devem ser mantidos em vista. Não deve haver nenhuma substituição aleatória, de modo que as avenidas mantenham a sua harmonia e beleza.
O Vale do Lazer, no Parque Rajindra e outros parques devem se desenvolver como parques apenas e nenhuma construção além da planejada será permitida.
Não se devem erguer Estátuas pessoais
A era de estátuas pessoais já se foi. Nenhuma estátua pessoal deverá ser erguida na cidade ou parques de Chandigarh. A cidade está prevista para respirar o novo espírito sublimado de arte. Comemoração de pessoas deverão limitar-se a adequadamente colocadas placas de bronze.
Veracidade de Materiais de Construção deve ser mantida.
A veracidade de materiais para a construção, concreto, tijolos e pedra deverá ser mantida em todos os edifícios construídos ou a construir.
"A semente de Chandigarh é bem semeada. É para os cidadãos verem que a árvore floresce " - Mon Le Corbusier
O Plano Diretor de Chandigarh
Le Corbusier concebeu o plano diretor de Chandigarh como análogo ao corpo humano, com uma cabeça bem definida (o Complexo do Capitólio, Setor 1), coração (o Centro da Cidade Setor-17), pulmões (o vale de lazer, inúmeros espaços abertos e verdes do setor ), o intelecto (instituições culturais e educacionais), o sistema circulatório (a rede de estradas, a 7Vs) e as vísceras (Área Industrial). O conceito de cidade é baseado em quatro funções principais: Viver, trabalhar, cuidar do corpo e do espírito e circulação. Setores residenciais constituem a parte de viver enquanto o Complexo do Capitólio, Centro da Cidade, Zona Educacional (Instituto de Pós-Graduação, Faculdade de Engenharia de Panjab, Universidade de Panjab) e Área Industrial constituem a parte de trabalho. O Vale do Lazer, Jardins, Setores Verdes e pátios abertos, etc, são para o cuidado do corpo e do espírito. O sistema de circulação é composto por sete tipos diferentes de vias conhecidas como 7Vs. Mais tarde, uma via para ciclistas chamada V8 foi adicionada a este sistema de circulação.
O complexo da Capital é composto por três obras-primas arquitetônicas: o "Secretariado", a "Suprema Corte" e a "Assembleia Legislativa", separados por grandes praças. No coração do Complexo Capital está a escultura metálica gigante da Mão Aberta, o emblema oficial de Chandigarh, significando a crença da cidade de "aberto a dar, aberto a receber."
O centro da cidade (Setor 17) é o coração das atividades de Chandigarh. Compreende o Terminal Rodoviário Inter-Estadual, Parade Ground, Tribunais Distritais, etc, por um lado, e vasto centro comercial e empresarial do outro. Os edifícios de quatro andares de concreto abrigam bancos e escritórios acima e showrooms / lojas no nível do solo com largos caminhos para pedestres. A praça Neelam no centro tem fontes com efeitos de luz e água. Proposta de criação de um edifício de onze andares no Setor 17 é iminente. O Setor 34 é outro setor comercial recém-desenvolvido.
Parques
Amplas áreas para parques foram fornecidas no plano diretor da Capital. Fora de uma área total de 20.000 hectares adquiridos para a primeira fase, cerca de 2000 hectares são destinados para o desenvolvimento de parques. Leisure Valley, Rajendra park, Bougainvillea Park, Zakir Rose Garden, Shanti Kunj, Hibiscus Garden, Jardim de Perfumes, Jardim Botânico, Smriti Upavan, Topiary jardim e Terraços Jardim são alguns dos famosos parques de Chandigarh. Sukhna Lake, Jardim de Pedra, Museu do Governo e Galeria de Arte são as principais atrações turísticas de Chandigarh.
Uma característica única no layout de Chandigarh são suas estradas, classificadas de acordo com suas funções. Um sistema integrado de sete estradas foi projetado para garantir a circulação de tráfego eficiente. Corbusier se refere a estes como os 7'Vs. As estradas verticais da cidade formam o eixo nordeste/sudoeste (os "caminhos"). As estradas horizontais formam o eixo noroeste/sudoeste ('as marginais'). Elas se cruzam em ângulos retos, formando uma grade ou rede de circulação.
Este arranjo de ruas e estradas leva a uma hierarquia notável de movimento, que também garante que as áreas residenciais sejam segregados do barulho e da poluição do tráfego.
Cada "setor" é bastante semelhante ao "mohalla 'tradicional indiana, Normalmente, cada setor mede 800 metros por 1200 metros, cobrindo 250 hectares de área. Cada setor é cercado por ruas V-2 ou V-3, sem edifícios abrindo para eles. O acesso das estradas circundantes está disponível apenas em 4 pontos controlados, que aproximadamente marcam o meio de cada lado. Normalmente, um setor é dividido em quatro partes por uma rua V-4 que vai de leste a oeste e uma rua V-5 que vai de norte a sul. Estas quatro peças são facilmente identificáveis como A, B, C e D correspondentes aos lados Norte, Leste, Sul e Oeste. Cada setor deve ser auto-suficiente, com instalações comerciais e comunitárias, a uma distância razoável.
Apesar de instalações educacionais, culturais e médicas estão espalhados por toda cidade, no entanto, as principais instituições estão localizadas em Setores 10, 11, 12, 14 e 26.
A área industrial é composta por 2,35 quilômetros quadrados, em terras afastadas do Plano Diretor para evitar a poluição, indústria leve no lado sudeste extremo da cidade, perto da linha férrea, o mais longe possível dos setores de educação e do Complexo do Capitólio.
A plantação de árvores e paisagismo tem sido uma parte integrante do Plano Diretor da cidade. Vinte e seis tipos diferentes de floração e 22 espécies de árvores verdes (Sing et. Al., 1998) foram plantadas ao longo das estradas, em áreas de estacionamento, centros comerciais, áreas residenciais e nos parques da cidade, para melhorar o clima severo da região, especialmente os verões quentes e ardentes.
Fonte(s): Traduzido de "The Official Website of the Chandigarh Administration". Disponível em . Acesso em 10 de agosto de 2014
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